Só de pensar que este post falará disso, já me bate uma tristeza e um baixo astral.
Hoje em dia a depressão é uma doença mais comum do que se imagina, o famoso mal da sociedade moderna. Muita correria, vida agitada, trabalho, contas a pagar, escola, trânsito, estresse são coisas que levam várias pessoas a começarem a sentir os sintomas da depressão.
Sintomas da depressão
O início da depressão pode se apresentar de várias formas, tanto mental quanto físico, veja agora os principais sintomas da depressão.
- Isolamento social, você não tem vontade (ou sente medo) de estar em contato com outras pessoas, tem medo que algo de ruim possa acontecer.
- Falta de ânimo para fazer coisas que antes eram prazerosas, como navegar na internet, assistir TV, fazer compras, ler um livro ou até mesmo sair de casa ou passear.
- Cansaço excessivo, falta de e energia, indisposição e desânimo ou até mesmo falta de coragem de encarar o dia.
- Pensamentos ruins, você passa a ver tudo negativamente, todas as suas lembranças são sobre situações tristes e desagradáveis.
- Falta de motivação, tudo que você começa a fazer acaba desistindo (as vezes antes mesmo de começar), acha que tudo que tentar fazer vai dá errado e acabar em desastre.
- Abusar de medicamentos e outras drogas, muitas pessoas usam o álcool em excesso para tentar esconder uma provável insatisfação, problema e/ou depressão.
- Desvio de comportamento e manias estranhas, a pessoa passa a ter mudanças de humor repentina (transtorno bipolar), confere todas as fechaduras das portas várias vezes, tem medo de tocar nas coisas e pegar alguma doença são alguns exemplos.
- Nostalgia, começa a querer viver do passado e esquece o presente, tudo que importa são os momentos que já foram vividos.
- Perda de memória, você fica “aérea”, sem concentração e praticamente não percebe nada que acontece ao seu redor.
- Mudanças físicas, olheiras, pele envelhecida, cabelos sem brilho e quebradiços e desleixo com a aparência.
- Falta de apetite ou comer compulsivamente.
Tratamento e medicação para depressão
Nos primeiros sintomas o recomendado é procurar um psicólogo, ele vai dá a primeira orientação e talvez se necessário o encaminhamento para um psiquiatra para receitar algum medicamento. A medicação mais comum para o tratamento da depressão é o cloridrato de fluoxetina, mais conhecido como prozac.
Dicas para controlar (e tratar) a depressão
Mudanças simples no dia-a-dia podem evitar que você necessite de acompanhamento médico em caso de depressão, confira as dicas.
- Saia sempre com seus amigos para encontros agradáveis e descontraídos, o convívio social é um forte aliado no combate da depressão.
- Descubra o motivo que te levou a depressão, se for um problema mal acabado (a maioria dos casos) tente resolver.
- Pratique esportes e atividades físicas, a liberação de serotonina no organismo se eleva. A serotonina é uma substancia sedativa e está ligada ao bom humor.
- Rir é um ótimo remédio, quem rir normalmente está feliz e longe da depressão, vá a alguns shows de humor, alugue filmes de comédia (nada de dramas) e divirta-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário