quinta-feira, 4 de outubro de 2012


Há milênios as cavernas encantam o homem, no início dos tempos as cavernas eram usadas como abrigo, para os homens das cavernas nelas foram deixadas restos de fogueiras, de alimentos, ossos e pinturas que nos permitem conhecer a vida e os hábitos dos nossos ancestrais.

Sejam em pinturas rupestres na parede, animais exóticos, formas que vai além da nossa imaginação, os ambientes das cavernas preservaram momentos de nossa história, neles criou-se um novo mundo a ser descoberto.

Frágeis e fascinantes, as cavernas atraem pessoas pelos mais diversos motivos, sejam eles científicos ou religiosos, por curiosidade ou aventura, jovens crianças e adultos na expectativa de um dia poder fazer uma bela visita a casa da mãe natureza, as cavernas propiciam o mais intenso contato com a natureza. Mais do que caminhar sobre o chão estamos dentro da terra, envolvidos por rochas, cercados de escuridão e o silêncio de um lugar que não tem dono e a natureza toma conta.

Nelas o tempo parece congelado. Suas formas intrigantes e belas, iluminadas por nossas luzes fazem nossa imaginação pequena. Vendo pequenas gotas caírem do teto ou escorrerem pelas paredes, podemos imaginar como tudo começou há milhares de anos bem antes de os primatas, bem antes da pré historia.
Às vezes o calmo e o silêncio dão lugar a galerias barulhentas, com a sua temperatura diferente do ambiente fora, com seus rios e corredeirasde água a castigar a rocha com as lagrimas de uma estalactite e estalagmite, desmoronamentos e erosões são muito comuns em cavernas, desfaz uma bela escultura e logo se forma outra.

As mudanças do planeta ocorrem em uma escala de milhões de anos e que há algo de errado quando o homem provoca mudanças sem respeitar o relógio do planeta, a natureza é viva, tudo nela é um ciclo tudo se nasce cresce e morre.

Na maioria das cavernas que entramos encontramos insetos diferentes e variedade de morcegos nas cavernas, com morcego ou sem morcego, eles sempre fascinaram a humanidade e as cavernas foram o nosso primeiro abrigo e é sempre bom respeitar elas e a natureza. Ao fazer essa pesquisa, ver vídeos, entrevistas e fotos sobre cavernas foi como se eu estivesse dentro de uma vendo cada pedacinho, cada parte que a mãe natureza fez, como se eu fizesse uma viajem ao centro da terra e ver como o planeta terra é lindo e que tem de ser um desbravador pois assim é um explorador,sem medo, assim é quem ama a vida e a natureza e quer sempre estar próximo as maravilhas de Deus.



 Por: M a r q u i n h o s