sexta-feira, 20 de abril de 2012

Festa do Divino




A Festa do Divino Espírito Santo é uma tradição religiosa que foi instituída em 1296, na cidade portuguesa de Alenquer. Por causa do clima de guerra entre o rei dom Diniz e seu filho, a rainha Isabel de Aragão – a rainha Santa – clamou ao Divino Espírito Santo que se restabelecesse os tempos de paz. Em gratidão, ela mandou fazer uma cópia da coroa do reino, colocando no alto uma pomba branca (o símbolo do Divino), para sair em peregrinação pelo mundo, arrecadando donativos aos pobres. De maio a setembro, Santa Catarina revive esta que é uma das mais significativas manifestações religiosas trazidas pelos colonizadores açorianos.

           
Oração do Espírito Santo
      
Vinde, Espírito Santo,
enchei os corações dos
Vossos fiéis e acendei neles
o fogo do Vosso amor. 
Enviai o
Vosso Espírito e tudo será criado.
E renovareis a face da terra.
   
(oremos)
   
Deus, que instruístes os
corações dos Vossos fiéis
com a luz do Espírito Santo,
fazei que apreciemos
retamente todas as coisas
segundo o mesmo Espírito
e gozemos sempre da sua
Consolação.
Por Cristo, Senhor nosso.
Amém.
     
O ciclo do Divino começa já na Quaresma com a saída da Bandeira do Divino, que percorre as casas coletando donativos para a festa, que se dá no dia de Pentecostes, 50 dias após a Quarta-feira de Cinzas. A Bandeira é carregada por foliões que pertencem as Irmandades do Divino Espírito Santo. Tais irmandades já existem a pelo menos dois séculos.
É comum as bandeiras amanhecerem nas romarias e, tal qual os Ternos de Reis, os foliões recebem comidas e bebidas dos agraciados com a visita. A festa popular propriamente dita ocorre durante três dias em que há cortejo imperial, missa festiva, quermesses, bailes, apresentações folclóricas e queima de fogos. No último dia são coroados o Imperador e a Imperatriz e eleito o festeiro que coordenará as festividades do ano seguinte. Mais detalhadamente nos tópicos seguintes.

Fonte: Manezinho da ilha 

Por: M a r q u i n h o s

Nenhum comentário:

Postar um comentário