Assume-se que já decidiste revelar aos teus pais que és homossexual. As sugestões feitas ao longo deste texto são baseadas no pressuposto de que suspeitas de que pelo menos um dos teus pais vai compreender, ou até apoiar, após determinado período de tempo. Caso contrário, esta secção pode não ser de grande utilidade.
Questões a perguntar a ti próprio/a
1. Estás seguro/a da tua orientação sexual? Não discutas o assunto sem seres capaz de responder com segurança à questão "Tens a certeza?". Confusão da tua parte vai aumentar a confusão dos teus pais e diminuir a sua confiança nas tuas decisões.
2. Sentes-te confortável com a tua homossexualidade? Se atravessas períodos de culpa ou de depressão, é melhor esperares. Vais precisar de muita energia e de uma forte auto-estima.
3. Tens apoio? Deve existir alguém (um amigo, ou um grupo de amigos) a quem possas recorrer no caso de a reacção dos teus pais ser devastadora para ti.
4. O que sabes sobre a homossexualidade? Os teus pais deverão reagir baseados na informação transmitida por uma sociedade homofóbica durante as suas vidas. Se tens lido sobre o assunto vais poder ajudá-los, partilhando informação fiável e com base em investigações credíveis.
5. Como vai o clima emocional em tua casa? Se podes escolher, opta por uma altura em que os teus pais não estejam a braços com problemas como a perda de familiares, problemas de saúde ou desemprego.
6. Tens paciência? Os teus pais vão precisar de tempo para assimilarem toda a informação. O processo pode demorar de 6 meses até 2 anos.
7. Por que razão lhes vais contar? Espera-se que seja porque os amas e te sentes desconfortável com a distância que sentes. Nunca reveles a tua homossexualidade em momentos de raiva ou durante uma discussão, usando a tua sexualidade como uma arma.
8. Tens recursos disponíveis? A homossexualidade é um assunto acerca do qual poucas pessoas não homossexuais estão informadas. Dispões, pelo menos, de um livro escrito para pais? Experimenta ver as recomendações na nossa secção Livros LGBT.
9. Dependes financeiramente dos teus pais? Se suspeitas que eles te podem cortar o dinheiro que necessitas para os estudos ou forçar-te a sair de casa, é melhor esperares até não poderem usar essa arma.
10. Como é que te relacionas normalmente com os teus pais? Se sempre se deram bem e partilharam o vosso amor mútuo há grandes probabilidade de poderem lidar positivamente com o assunto.
11. Como visualizam eles a moral? Se tendem a ver os assuntos sociais como bons/maus louváveis/condenáveis, podes prever dificuldades em entenderem a tua sexualidade.
12. Estás mesmo disposto/a a fazê-lo? Nem toda a gente deve contar aos seus pais. Não precisas de o fazer se não prevês melhorias na vossa relação.
Créditos: http://www.rea.pt/pais.html
Por: Garoto Uzumaki
Nenhum comentário:
Postar um comentário