segunda-feira, 24 de maio de 2010

O que Aprendemos

Ao longo desta vida....
         
"A socialização primária é a primeira socialização que o indivíduo experimenta na infância, e em virtude da qual torna-se membro da sociedade."


 O aprendizado da linguagem, das formas de convivência, das regras, constitui o que denominamos sociologicamente de socialização. Do ponto de vista da sociologia, a socialização constitui um processo, ou seja, um desenvolvimento pelo qual todos nós passamos no decorrer da vida e que possui diversas fases.


A socialização pode ser definida, em linhas gerais, como a imersão dos indivíduos no "mundo vivido",  que é ao mesmmo tempo um "universo simbólico e cultural" e "um saber sobre esse mundo".



Em outras palavras, trata-se do processo de aprendizado de tudo aquilo que nos permite viver em sociedade. Desse modo, dizemos que nenhuma pessoa nasce membro de uma sociedade, mas precisa ser gradualmente introduzida nela, por meio da exteriorização das suas normas, regras, valores, crenças, saberes,  modos  de pensar e tantas outras coisas que fazem parte da herança cultural de um grupo social humano.


Chamamos de socialização primária a primeira fase da vida, em que aprendemos a falar, a brincar e a conviver com as outras pessoas, muitas veses imitando o que nossos pais e as outras crianças fazem.




Por: Garoto Uzumaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário