quinta-feira, 14 de junho de 2012

Estalagmites, Estalactites e Colunas




As Estalactites (que nascem de cima para baixo)
As Estalagmites (que surgem de baixo para cima)

 É exemplos bem conhecidos de espeleotemas, por todo o seu mineral ser removidos na água e depois com o tempo vão formando outras formas como paredes, colunas etc. Também chamados de formações de caverna.
 Existe uma grande variedade de espeleotemas, alguns com nomes extravagantes. Quando o ácido carbônico destrói o calcário, ele cria a mineral calcita que é, então, carregado pela água da chuva para a caverna. Quando essa água da chuva pinga no chão de uma caverna, ela deposita lentamente pequenas quantidades de calcita até se formar uma estalagmite.


Cavernas na maioria delas são úmidas, isso se deve pelo processo de formação delas de milhões e milhões de anos, a maioria delas antes de serem cavernas eram mares, pois nas cavernas tem rochas calcárias e todas as rochas calcárias são do fundo do mar, o mar secou e formou um lago, o lago bateu na rocha, “água mole pedra dura tanto bate até que fura” e de tanto bater na rocha a água conseguiu escoar para o outro lado, a água se infiltra na rocha e depois de milhões de anos ela se alarga e forma galerias cedendo o teto dando origem aos salões que tem muitos metros de altura.
Com salões e galerias abertos é quando começam a se formar as estalactites e estalagmites que tem origem da água que goteja do teto.

Dá o nome de colunas quando uma Estalagmite e uma Estalactite estão uma no caminho da outra entre o teto e o chão elas se unem formando uma coluna e pode se alargar e aumentar por meio de escorrimentos de água destruindo o calcário, ficando cada vez mais surpreendente, algo que tem uma boa lembrança e semelhança é a cera derretida da vela. Lembrando que essa é uma maravilha da natureza que demora cerca de 200 anos para ficar pronta. E assim foi descoberto o grande segredo que forma este bem natural.

Todas as pessoas que visitam uma caverna dizem ser uma experiência fantástica a magia da natureza, e ainda existem algumas cavernas que o homem ainda não explorou uma que é bem Famosa e recebe turistas praticamente todos os dias é A CAVERNA DO DIABO que se localiza na cidade de Eldorado - SP.

Por: M a r q u i n h o s

Nenhum comentário:

Postar um comentário