segunda-feira, 12 de julho de 2010

Prostituição na Adolescência

                 


Face a este problema, de imediato se coloca uma questão: o que leva as adolescentes a sentirem-se atraídas por uma actividade como esta? Será por gostarem de sexo? Ou será com o objectivo de obter dinheiro de uma forma "fácil"?
Eu acho que você irá ficar com a 2ª opção não é?
Adolescentes, jovens e adultos no ramo sexual. Tanto Homem quanto mulher.


 Na maioria dos casos a criança ou o adolescente etc se torna prostituta quando é submetida á violência dentro de casa e resolve fugir, para isso ela faz dietas de terceiros e faz qualquer coisa para ficar longe de casa e de sua familia, se submetendo a qualquer tipo de pagamento, desse modo se tornam escravos(as) do sexo (666' dlç  para ganhar dinheiro,para comer se vestir e se drogar.


É um problema que preocupa não só vem preocupando o governo brasileiro mais também o mundo inteiro e por isso estamos aqui para falar sobre esse assunto.



A prostituição na adolescência é um problema ao qual ninguém fica indiferente. Algumas vezes, no contexto escolar é expresso o receio, sobretudo por professores e auxiliares de acção educativa, de que esta ou aquela jovem enveredem por esta actividade, uma vez que facilmente se envolvem fisicamente com um número significativo de colegas do sexo oposto.



Adolescência significa época de transição. Mudanças e descobertas. Curiosidade pelo sexo oposto. Um período complexo que importa acompanhar de perto. A relação com o próprio corpo ganha importância. A prostituição não pertence exclusivamente ao mundo dos adultos. É preciso descodificar sinais, entender comportamentos. O assunto não é abordado nos manuais escolares. Pais, professores, familiares e técnicos de saúde devem estar de olhos bem abertos.


"A prostituição na adolescência pode aparecer nos meios socialmente desfavorecidos como uma forma de alterar um registo deficitário na estrutura familiar, mas é acompanhada de vergonha, humilhação e estruturação emocional e psicológica que permitam lidar com uma realidade agressiva e violenta. Por vezes, repetem-se padrões familiares, numa reprodução fatal de quem não consegue romper ciclos socialmente impostos sem rupturas ou saídas pois as oportunidades não existem." Catarina Agante, psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Miragaia, aborda a prostituição na adolescência de diversos ângulos.


Adolescentes nesta situação requerem um bom suporte, já que há o risco de absentismo, abandono escolar, reprovações, é muito grande. E os professores podem ter um papel determinante, uma vez que os primeiros sinais podem ser detectados dentro da sala de aula. "No entanto, é sempre uma realidade difícil de absorver e difícil de compreender, sendo importante que os professores tenham uma linguagem mais próxima dos adolescentes e das suas actuais solicitações e desafios."


Quanto vale a infância de uma criança?


Por: Garoto Uzumaki

Um comentário: