domingo, 4 de julho de 2010

Intercâmbio pra quê?!

Você provavelmente conhece muitas pessoas que querem ou já quiseram fazer intercâmbio, não é?


 Talvez você mesmo tenha essa vontade. 
Então faça um teste, pergunte aos seus conhecidos e a si mesmo o porquê disso. Isso mesmo, a pergunta é exatamente essa:


 Por que fazer um  intercâmbio?

Vamos às respostas mais freqüentes:


 " - Porque gostaria de estudar no exterior",
 " - Porque o joãozinho fez intercâmbio e disse que era legal!", 
 " - Porque sempre gostei de viajar e conhecer outros países...", 
 " - Porque eu quero abrir o meu negócio",

Enfim... respostas para essa pergunta, existem muitas.
Mas observe que, embora as respostas apresentem o motivo pelo qual querem viajar, em geral, ninguém responde essa pergunta se dando conta da real importância do intercâmbio.


Meu objetivo é x mais chegando lá o que vou encontrar? com que tipos de pessoas eu  vou conviver? o que vou fazer chegando la? lugares a ir, pessoas a conhecer, qual a cultura do lugar? o clima? [...]


São inúmeras coisas que as pessoas que desejam fazer um Intercâmbio não pensam. 

Fazer um intercâmbio é muito mais do que ir para outro país para estudar ou trabalhar. 


Em inglês, a palavra é "Exchange", ou seja, no próprio nome está contida outra palavra: "Change". Isso significa que a real finalidade é a de transformar, mudar alguma coisa.

Quando você parte para o seu intercâmbio, você deve estar disposto a se transformar, a desafiar sua visão de mundo. Independente de ser uma oportunidade de estudos ou de trabalho no exterior, o fato é que algumas coisas lhe farão crescer, tanto pessoalmente, quanto profissionalmente e, até emocionalmente. 

                            

Estar numa outra cultura, conhecê-la e entendê-la, sem ter sua família ou seus amigos por perto, conhecer uma realidade que não é a que você está acostumado, se adaptar a novos padrões e costumes, fazer grande amigos que terá que deixar para trás, conhecer o preconceito de perto, etc. Tudo isso com certeza vai acontecer e vai fazê-lo voltar ao Brasil bem diferente do que você era antes do intercâmbio. Vai aprender a lidar com situações adversas e pessoas muito diferentes de você, vai ter que aprender a "se virar" sozinho muitas vezes e, principalmente, vai ser vítima de preconceito enquanto não aprender a ser parte dessa outra cultura.


Pense sobre isso, da próxima vez que te perguntarem a razão pela qual você quer fazer intercâmbio, tenha em mente que você estará fazendo muito mais do que simplesmente viajando para outro país. Intercâmbio é importante porque lhe traz crescimento pessoal, profissional e emocional. E também, porque te ajuda a ser uma pessoa mais consciente, dessa forma, TRANSFORMANDO-se em alguém que pode colaborar um pouquinho mais com o mundo, contra os preconceitos. 


Aqui não é Hollywood mais é a sua cidade dos sonhos!




Por: Garoto Uzumaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário