Talvez você mesmo tenha essa vontade.
Então faça um teste, pergunte aos seus conhecidos e a si mesmo o porquê disso. Isso mesmo, a pergunta é exatamente essa:
Por que fazer um intercâmbio?
Vamos às respostas mais freqüentes:
" - Porque gostaria de estudar no exterior",
" - Porque o joãozinho fez intercâmbio e disse que era legal!",
" - Porque sempre gostei de viajar e conhecer outros países...",
" - Porque eu quero abrir o meu negócio",
Mas observe que, embora as respostas apresentem o motivo pelo qual querem viajar, em geral, ninguém responde essa pergunta se dando conta da real importância do intercâmbio.
Meu objetivo é x mais chegando lá o que vou encontrar? com que tipos de pessoas eu vou conviver? o que vou fazer chegando la? lugares a ir, pessoas a conhecer, qual a cultura do lugar? o clima? [...]
São inúmeras coisas que as pessoas que desejam fazer um Intercâmbio não pensam.
Fazer um intercâmbio é muito mais do que ir para outro país para estudar ou trabalhar.
Em inglês, a palavra é "Exchange", ou seja, no próprio nome está contida outra palavra: "Change". Isso significa que a real finalidade é a de transformar, mudar alguma coisa.
Estar numa outra cultura, conhecê-la e entendê-la, sem ter sua família ou seus amigos por perto, conhecer uma realidade que não é a que você está acostumado, se adaptar a novos padrões e costumes, fazer grande amigos que terá que deixar para trás, conhecer o preconceito de perto, etc. Tudo isso com certeza vai acontecer e vai fazê-lo voltar ao Brasil bem diferente do que você era antes do intercâmbio. Vai aprender a lidar com situações adversas e pessoas muito diferentes de você, vai ter que aprender a "se virar" sozinho muitas vezes e, principalmente, vai ser vítima de preconceito enquanto não aprender a ser parte dessa outra cultura.
Pense sobre isso, da próxima vez que te perguntarem a razão pela qual você quer fazer intercâmbio, tenha em mente que você estará fazendo muito mais do que simplesmente viajando para outro país. Intercâmbio é importante porque lhe traz crescimento pessoal, profissional e emocional. E também, porque te ajuda a ser uma pessoa mais consciente, dessa forma, TRANSFORMANDO-se em alguém que pode colaborar um pouquinho mais com o mundo, contra os preconceitos.
Aqui não é Hollywood mais é a sua cidade dos sonhos!
Por: Garoto Uzumaki
Nenhum comentário:
Postar um comentário