sábado, 15 de maio de 2010

As pessoas boas devem amar seus inimigos



                                                  
"O homem do conhecimento não só deve poder amar seus inimigos, deve também poder odiar seus amigos."
(Nietzsche, em Ecce Homo)

"Acho que é bem difícil amar os inimigos, mas amar os idiotas é quase impossível"
(Seu Madruga)



Vcs tem reparado que as pessoas, boas ou mais ou menos, tem tido dificuldade até de amar seus amigos?

Tipo, relações sociais minimamente calçadas na educação - nem digo mais que isso - estão sendo desfeitas. Por que? Porque as pessoas não conseguem ser educadas umas com as outras. Falta respeito ao diferente. Falta dignidade de discordância. Falta o mínimo de humor.


Coisa de sociedade mimada, né?! Vejo isso nos meus alunos, e por ai: acreditam que se vc pensa diferente, vc é inimigo. Aquela velha de 'não concordo, mas respeito sua opinião' foi pro hell tem teeempo! Ou vc pensa igual a mim, e 
eu te amo pra sempre porque me convém, ou eu te odeio por pensar diferente de mim. É assim que funciona, agora!


Emoções

                                "As pessoas boas devem amar seus inimigos" Madruga
Pense em você cuidando de um estábulo de cavalos selvagens, cada um deles tem uma tendência de sabotar seus melhores esforços. Em momentos intensos, você poderá ouvir um cavalo tentando escapar. 

Isto é um sinal de alerta para parar com tudo. 

Se você está no meio de uma discussão quente, segure as rédeas do argumento por um minuto e tente ficar calmo. 

Entenda que seus cavalos foram treinados a responderem à vontade, inteligência e razão humana.

Se você mentalmente ordená-los a ficarem no estábulo, eles ficarão.



Por: Garoto Uzumaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário