Trata-se da Reforma Postal, dia em que se comemora o aniversário da assinatura do Decreto de 1829, baixado por D. Pedro I, criando o Sistema Postal do Brasil.
Isso organizou os Correios do Brasil, definindo tarifas e outras medidas de importância para os serviços postais, sendo o primeiro regulamento postal exclusivamente brasileiro, após a Independência, pois até então valiam os regulamentos portugueses.
Este regulamento foi bastante amplo, estabeleceu novas linhas postais, portes, entre outros, e regulou por muitos anos o tráfego postal. Tal documento possibilitou que em 1º de agosto de 1843 (14 anos depois) fosse emitido o primeiro selo brasileiro, a série "Olho de Boi".
Apesar de ser uma data POSTAL e não FILATÉLICA, foi adotada como o Dia do Filatelista Brasileiro. Não é muito comemorada e nem aceita por todos, pois é contestada pelos filatelistas porque não tem ligação direta com a prática de colecionar selos. Já foi muito mais comemorada, há anos atrás.
Em 1969, em Congresso Filatélico organizado pela Comissão Estadual de Filatelia, da Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo, esta data foi oficializada.
Tanto que, em 1975, ocorreu a comemoração desta data, através de um carimbo postal, emitido no Rio de Janeiro (como mostra a imagem abaixo, Filatelia 77 - em 15/08/2005).
Carimbo de 05/03/1975 - Dia do Filatelista Brasileiro, lançado no Rio de Janeiro, em comemoração a semana ocorrida entre 05 a 12/03/1975.
Fonte: Wikipedia
Por: Garoto Uzumaki
Nenhum comentário:
Postar um comentário