sábado, 5 de março de 2011

Carnaval tá ai gente \o/





História do Carnaval

O caraval é uma festa popular bem antigo, então não se sabe ao certo a origem dessa comemoração. Sabemos é que essa tradição vem sendo transmitida de gração a geração há muitos séculos. O Carnaval chegou ao Brasil por volta de 1750, através dos portugueses. Mais tarde, surgiram as máscaras, fantasias e o que eu mais amo as marchinas. As serpentinas (origem francesas) e os confetes (origem espanhola) chegaram ao Brasil só em 1892. O primeiro Carnaval brasileiro, aconteceu em 1641, segundo os historiadores.

Carnaval de Rua

No final do século XIX, xomeçarama aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os corsos, as pessoas se fantasiavam e decoravam seus carros e desfilavem pelas ruas da cidade em grupos, assim surgia os carros alegóricos, hoje típicos de escolas de sambas. Apartir do século XX o carnaval foi crescendo, graças as marchinhas carnavalescas que deixavam o carnaval cada vez mais animado. Em algumas cidades o Carnaval mantém as tradições originais, como em Recife, Olinda, Salvador, São Paulo, Piedade (interior de SP), etc...

Carnaval no Salão - Baile de Máscaras e Fantasias

O baile de máscaras foi intoduzido pelo Papa II, e adquiriu forças nos séculos XV e XVI, com influência da Commedia dell'Arte. As máscaras eram confeccionadas para as festas religiosas, e as damas elegantes da nobreza usavam como instrumento de sedução. O primeiro Carnaval de Salão no Brasil foi realizado no Hotel Itália - largo do Rógio, RJ - em 1840 , por iniciativa dos proprietários italianos, empolgados pelo sucesso dos grandes bailes de máscaras da Europa. A repercussão foi tamanha que muitos outros seguiram-se a este, marcando, também através do carnaval, as diferenças sociais que atingiam a sociedade brasileira : de um lado, a festa de rua, ao ar livre e popular; do outro, o carnaval de salão que agradava sobretudo à classe média emergente no país. Em 1880, os bailes passaram a incluir a versão cantada, entoada por coros. Em 1907 foi realizada o primeiro baile infantil, dando inicio as famosas tardes de matinês.

As Principais Figuras Carnavalescas

Colombina: Como Pierrô e Arlequim, é um personagem da Comédia Italiana, uma companhia de atores que se instalou na França entre os séculos XVI e XVIII para difundir a Commedia dell'Arte, forma teatral original com tipos regionais e textos improvisados. Colombina era uma criada de quarto esperta, sedutora e volúvel, amante do Arlequim, às vezes vestia-se como arlequineta, em trajes de cores variadas, como os de seu amante.

Arlequim: Rival de Pierrô pelo amor de Colombina, usava traje feito a partir de retalhos triangulares de várias cores. Representa o palhaço, o farsante, o cômico.


Pierrô: Personagem sentimental, tem como uma de suas principais características a ingenuidade.

Momo: Personagem que personifica o carnaval brasileiro. Sua figura foi inspirada no bufo, ator de proveniência portuguesa que representava pequenas comédias teatrais que tanto divertiam os nobres.

Eu particularmente amo carnaval, mais esse carnaval que descrevi ai em cima, com  desfile de escolas de samba, blocos nas ruas, carnaval de salão, marchinhas, serpentinas e confetes. E não essa putaria festa que rola hoje.

Desejo a vocês um bom CARNAVAL, deixo um vídeo com uma música carnavalesca que eu amo!

Por: Garoto Uzumaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário