Data instituída pela OMS. É comemorado na sexta-feira antes do começo da Primavera no Heminsfério Norte.
O sono é um indicador de saúde. Uma boa noite de sono ajuda a repor as energias e, de acordo com estudos recentes, pode até garantir um peso adequado. No entanto, a evolução do homem tem interferido cada vez mais nesse momento revigorante e tão indispensável para a qualidade de vida. O homem moderno dorme duas horas a menos que há cem anos atrás e a luz elétrica é uma das grandes responsáveis por isso.
Até a invenção da lâmpada elétrica, o sol era quem comandava a vida. Bastava anoitecer e todo mundo ia para a cama dormir tranquilamente. No entanto, com o advento da eletricidade, a produção de melatonina, hormônio que induz ao sono e que só é secretado no escuro, passou a ficar comprometida. Com isso o homem moderno começou a dormir menos.
É claro que a luz elétrica não leva toda a culpa. Um bom sono depende de diversos fatores, externos e internos, e podem incluir desde a qualidade do colchão e do travesseiro até os hábitos alimentares da pessoa. Fatores da vida moderna como ansiedade e estresse, por exemplo, têm sido apontados cada vez mais como destruidores de uma boa noite de sono, comprometendo a disposição e o rendimento no dia seguinte.
Hoje sabemos que um sono de má qualidade não resulta apenas em cansaço o resto do dia, mas pode causar também outras consequências mais graves como acidentes domésticos, automobilísticos e no trabalho, irritabilidade e alteração da memória.
Existem cerca de 80 distúrbios do sono, mas três desses distúrbios tem maior prevalência na sociedade: a insônia, apnéia e a síndrome das pernas inquietas.
Insônia: dificuldade de iniciar ou manter o sono ou de despertar antes do horário desejado. Quando a perturbação é passageira, não há grandes consequências para a saúde; contudo, quando se torna frequente deve-se visitar o médico e estudar suas causas. Geralmente ela está ligada ao estresse, à depressão ou ao uso de medicamentos.
Síndrome da apnéia obstrutiva do sono: obstrução da via aérea ao nível da garganta, levando a uma parada da respiração que dura em média 20 segundos. Após a parada no fluxo de ar, a pessoa emite um ronco característico. É um problema grave; as paradas respiratórias podem causar danos irreversíveis devido à interrupção na oxigenação do cérebro. O problema é que a maioria das pessoas desconhece que esse distúrbio é tão sério que pode afetar o coração, podendo até mesmo levar a morte súbita.
Síndrome das pernas inquietas: Afeta cerca de 7% da população e se caracteriza principalmente por uma profunda sensação desagradável nas pernas, nos ossos e, às vezes, como se fosse uma coceira ou friagem, choque, formigamento e, eventualmente, dor.
Uma influência negativa de noites maldormidas é observada nas rodovias do nosso país. Num levantamento feito pela Agência Nacional de Transportes Terrestres em 2005, foram observadas 77.159 batidas em linha reta, o que pode indicar falta de atenção ou sonolência ao conduzir o veículo. Apesar de poucos motoristas assumirem já terem cochilado ao volante, os números não mentem.
De acordo com especialistas, cada indivíduo tem uma necessidade. A grande maioria precisa de sete a oito horas de sono, mas existem os dormidores curtos e os longos. No primeiro caso, as pessoas precisam de três a quatro horas de sono e, no segundo, de 12 a 14 horas. Cada pessoa tem que ter a noção de quanto precisa dormir para acordar bem no dia seguinte.
Os especialistas afirmam que o sono não é apenas um desligamento do cérebro para seu descanso, mas sim, um estado ativo, cíclico, complexo e mutável com profundas repercussões sobre o funcionamento do corpo e da mente na vigília do dia seguinte. O ato de dormir não é diferente do ato de praticar exercícios ou de outros estados da vida. Exige uma preparação, ambiente adequado e a mente livre de preocupações.
World Sleep Day is celebrated on the Friday before Spring starts.
World Sleep Day is an international annual event, intended to be a celebration of sleep and a call to action on important issues related to sleep, including medicine, education, social aspects and driving. It aims to lessen the burden of sleep problems on society through better prevention and management of sleep disorders.
Fonte: Vya Estelar / Master Your Sleep / World Sleep Day
Por: Garoto Uzumaki
Nossa no dia do sono, eu estou com sono! saushuahsuhau
ResponderExcluir