quarta-feira, 23 de março de 2011

Dia do Meteorologista – 23 de março






O mundo e as variações climáticas – sol, chuva, frio, geadas, etc.
Aristóteles, filósofo grego, registrou as primeiras descobertas da prática da meteorologia, onde esta passou a ser conhecida e utilizada como definição de tudo aquilo que acontece no céu. Esses registros aparecem na obra “Meteorológica”, produzida 340 a.C.

A Organização Meteorológica Internacional (OMI), foi fundada em 1873, em Viena, na Áustria, durante a realização do 1º Congresso Internacional de Meteorologia.
A meteorologia é importante para nossas vidas, pois através dela os estudiosos conseguem fazer previsão do tempo, de possíveis acidentes e evitar catástrofes como enchentes, maremotos, tufões, tornados, dentre outros.
Através de estudos científicos, esses profissionais conseguiram desenvolver aparelhos próprios, que transmitem informações via satélite. Com isso, chegaram a atingir maior precisão para repassar essas informações às populações, através dos jornais escritos e televisivos.
Esses aparelhos estão espalhados por todo território nacional, além de serem dispostos em pontos estratégicos como navios e aviões, pois dessa forma conseguem informações da meteorologia em todo o mundo.
Os profissionais que atuam nessa área costumam desenvolver pesquisas abordando as mudanças climáticas, poluição do ar e suas consequências, frentes frias e quentes, formação das nuvens, mudanças climáticas, furacões, tempestades. Nessa área utilizam conhecimentos da matemática e da física, buscando entender as variações do clima, da temperatura e das alterações ocorridas na atmosfera.
Créditos: Jussara de Barros

Por: Garoto Uzumaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário